Com valorização da equipe, distribuidora atribui crescimento de 300% em faturamento à abordagem humanizada de seus colaboradores

A Usina de Vendas, empresa com foco na distribuição de produtos de mobilidade como smartphones, acessórios, wearables, tablets, informática e modens dobrou o número de colaboradores da empresa em plena pandemia e continua o ritmo de expansão da equipe, com novas vagas disponíveis.

“Agimos de acordo com nossa crença de que negócios só acontecem graças às pessoas, e por isso buscamos um ambiente onde o acolhimento individual e o engajamento do time são ferramentas essenciais ao sucesso”, destaca Ana Barbosa diretora de RH da Usina de Vendas. “Expandir os negócios é expandir também a qualidade e a capacidade humana”, explica a executiva.

Ainda que em tempos desafiadores como o da pandemia, a empresa decidiu reforçar seus investimentos e dedicação ao colaborador, compreendendo que o maior desafio foi o de fazer o time crescer e se desenvolver dentro dos valores e propósitos da empresa mesmo a distância, e mantendo a alta performance. Isso só é possível dentro de um ambiente de manutenção da motivação individual e dando meios para superar incertezas e inseguranças, com dedicação a um programa de RH voltado ao equilíbrio emocional.

A partir dessa visão humanista e preocupada com a segurança psicológica de todos os colaboradores, a empresa lançou programas de treinamento e desenvolvimento em conjunto com a Goiabeira RH, uma consultoria especializada em soluções para empresas e treinamentos, alicerçando os programas de desenvolvimento a partir do mapeamento das competências dos gestores, desenhando uma trilha de treinamento que envolveu todas as áreas de negócio.

Foi utilizada a ferramenta de perfil comportamental Structogram®️, que permitiu além da mentoria individual aos líderes de equipes, encontros online entre os gestores e seus colaboradores, fortalecendo o vínculo entre as equipes, permitindo o autoconhecimento e reconhecimento das oportunidades de melhoria na comunicação de forma geral e melhoria do clima organizacional. Com o time da liderança mais bem preparado, teve início a criação e implementação do diálogo estruturado entre os colaboradores e gestores, fomentando a elaboração do plano de desenvolvimento individual, por meio de conversas estruturadas, atreladasaações conjuntas das áreas de negócio e o RH, com o objetivo de alicerçar o time para lidar com as situações complexas e diversas.

“No cenário de pandemia, cuidar da segurança psicológica das pessoas foi mais uma prática assertiva da Usina de Vendas. Os profissionais puderam ser acolhidos, ouvidos, orientados e acompanhados de forma individual e contínua, garantindo a busca do equilíbrio emocional e da saúde mental, não havendo nenhuma ocorrência de afastamento por motivo de saúde ao longo de todo o processo. Nosso maior desafio foi criar uma abordagem ampla, mas sobretudo garantindo que as necessidades individuais fossem analisadas e tratadas”, conta Malu Quaggio, fundadora e consultora de desenvolvimento humano da Goiabeira RH.

O programa teve início no começo de 2021, como parte dos investimentos do ano voltados às ações de RH focadas em treinamento e desenvolvimento de equipes de alta performance e coaching. “E não vamos parar por aqui: daremos continuidade aos programas de RH ao longo de 2022, com um aporte financeirocerca de 15% superior, em relação a 2021”, prevê a diretora da Usina de Vendas.“A empresa que não investiu em seu time durante e no pós-pandemia, certamente perdeu ou perderá ótimos profissionais”, completa Ana.

Uma outra prova na crença de que pessoas são o centro dos negócios foi o fato de a Usina de Vendas, em pleno período de lockdown, ter feito um upgrade no plano de saúde de seus funcionários para um padrão superior, com cobertura nacional e internação em quarto privativo, por exemplo. E no final do ano passado, sua equipe de BackOffice passou a contar também com um plano de bônus trimestral com base em suas performances e nas melhorias contínuas dos seus processos do período. O resultado dessa preocupação com a equipe repercute no crescimento do faturamento de 2021, que superou 300%.

E o ritmo de crescimento da equipe continua. “Para 2022, esperamos aumentar o nosso time em mais 50%, além de ampliar o espaço físico”, ressalta Ana. Atualmente a distribuidora conta com seis conjuntos em seu escritório em São Paulo, e passa a ocupar em dezembro de 2021 mais dois conjuntos em sua instalação, que fica na Rua Oscar Freire.

Ao longo deste ano, as contratações foram desde gerentes regionais, pessoal administrativo e de um executivo administrativo financeiro, além de diversas promoções. A mais significativa foi para controladoria, contribuindo com a auditoria externa da KPMG para auditar e validar a Usina de Vendas aos padrões internacionais. A empresa também conta um consultor externo para auxiliar na construção do budget para 2022 e com o business plan para até 2026.

No momento a Usina de Vendas busca novos funcionários em diferentes áreas, então vale ficar sempre atento ao LinkedIn da empresa por meio do link: https://br.linkedin.com/company/usina-de-vendas-soluções-comerciais.

Sobre a Usina de Vendas Distribuidora

A Usina de Vendasatua na distribuição de produtos de mobilidade (smartphones, celulares, tablets, informática, modems, wearables, acessórios) diretamente de fabricantes das principais marcas globais. A companhia desenvolve canais de vendas e aumenta a capilaridade buscando excelência de atendimento e significativa redução da cadeia de custos. Para isso a empresa, que tem sede em São Paulo, conta com centro de distribuição estrategicamente localizado no Espírito Santo. Sua atuação garante a presença dos produtos de seus clientes em redes de varejos nacionais e regionais nos segmentos de eletrodomésticos, magazines e móveis, assim como em e-commerce, supermercados, lojas de tecnologia, operadoras e MVNO’s e mercado corporativo.

Fonte: SEGS