Entre os dias 11 e 14 de julho, aconteceu em São Paulo uma nova edição da Eletrolar Show, que voltou a ser presencial após o hiato da pandemia.

Durante o evento, diversas fabricantes e distribuidoras puderam exibir novidades e conceitos que podem chegar ao mercado em breve. O TudoCelular teve a chance de conferir de perto algumas dessas novidades e pudemos conversar com Ana e Marco Palma, fundadores da Usina de Vendas, distribuidora oficial no Brasil de marcas Globais como Huawei, LG, Samsung, TCL e ZTE.

Em nosso bate-papo, os executivos da Usina de Vendas nos falaram um pouco sobre a estreia da empresa na Eletrolar, o papel dos distribuidores no mercado de produtos eletrônicos e algumas prévias para o futuro.

 

Produtos expostos na feira Eletrolar show 2022 pela Usina de Vendas Distribuidora Capilarizada

 

“O público ficou até um pouco surpreso com a aparição da Usina de Vendas na Eletrolar, pois viemos com uma envergadura que eles talvez não imaginavam que a gente tinha, então com essa exposição a gente passa uma mensagem da nossa existência e da nossa força enquanto distribuidores de produtos de mobilidade.
Nós temos cinco anos de mercado em distribuição e nos últimos dois anos tivemos um amplo crescimento por conta da pandemia, então nosso contato com o cliente ou fornecedores foi muito virtual e faltou essa coisa mais pessoal e ninguém imaginou que a gente estivesse tão grande.
Para alguns clientes que compravam da gente, a gente era só uma tabela de preços e uma nota fiscal e agora eles estão conhecendo as pessoas por trás do produto que ele recebe e isso é importante.”

 

Tablets expostos na feira Eletrolar show 2022 pela Usina de Vendas Distribuidora Capilarizada

 

“Quando nos colocamos como uma empresa de Soluções Comerciais em Distribuição, a nossa missão nesse cenário é conseguir traduzir a linguagem do fabricante até que ela chegue ao consumidor final de uma forma que dê negócio.

O consumidor escolhe o canal de vendas favorito dele (internet ou loja física do Brasil inteiro) e o fabricante muitas vezes não está preparado para isso. O Brasil é um país complexo, com dimensões continentais, estrutura tributária complexa principalmente para quem é de fora, cabendo à Usina de Vendas fazer uma tradução do que é a linguagem do fabricante, que geralmente conhecem pouco do nosso mercado.

Então, trabalhando de uma forma dirigida pelos fabricantes, achamos nichos onde eles não penetram.

No fim das contas, o importante é que os consumidores conheçam as marcas que nós distribuímos e que eles sejam bem atendidos por essas marcas no pós-venda, eventualmente em propaganda e marketing para despertar desejo de produto e entregar uma boa experiência para nosso fornecedor.

A distribuição também tem um papel fundamental nessa parte de serviços. Não só pensando na entrega no ponto mais remoto, mas o serviço também na parte de garantia, pós-vendas e a Usina de Vendas faz todo esse trabalho em alinhamento com nossos parceiros.

Havendo uma necessidade, nós também cuidamos de homologações, mas geralmente isso fica a cargo do fabricante.

Mesmo a Samsung, que já é uma marca super estruturada no Brasil, a gente ainda consegue complementar o trabalho deles. Fabricantes que ainda não estejam estabelecidos ou que estejam em uma área diferente da de mobile, a gente faz todo o processo que for necessário.”

 

Relógios inteligente expostos na feira Eletrolar show 2022 pela Usina de Vendas Distribuidora Capilarizada

“Sim, teremos novidades em breve para o mercado, mas por enquanto não podemos revelar grandes detalhes.”

Mix de produtos expostos na feira Eletrolar show 2022 pela Usina de Vendas Distribuidora Capilarizada

 

“O ponto principal é conseguir servir como esse tradutor da necessidade do fabricante se estabelecer e como funciona o mercado brasileiro.

A gente tem uma complexidade, econômica, fiscal, territorial, logística e para quem vem de fora, conseguir transferir essa expertise de uma forma confiável e que transmita segurança ao parceiro é importante. Caso contrário, o “cara” chega e vai embora.”

 

Produtos Samsung expostos na feira Eletrolar show 2022 pela Usina de Vendas Distribuidora Capilarizada

 

“Esse é um trabalho que é feito por nós em conjunto com os fabricantes. Ainda que o fabricante nos dê liberdade para atuação, é sempre discutido um plano prévio de forma a otimizar os recurso e dirigir melhor volumes de vendas.”

 

Produtos expostos na feira Eletrolar show 2022 pela Usina de Vendas Distribuidora Capilarizada

“Nossa exposição na Eletrolar tem por objetivo nos comunicar com o público B2B. Apesar de termos uma vertente B2B2C que é conseguir disponibilizar o produto no canal de vendas preferido do consumidor e um braço de venda direta para o consumidor por E-commerce, ele funciona como White Label para as marcas, mas não temos a expertise para chegar ao consumidor final e temos parceiros que fazem isso muito melhor que nós.”

Produtos Huawei expostos na feira Eletrolar show 2022 pela Usina de Vendas Distribuidora Capilarizada

 

“O Brasil vive um momento desafiador assim como o mundo. A pandemia virou a ordem geopolítica global de pernas para ar, a ordem econômica também está de pernas para o ar. A gente vê Estados Unidos e Europa com um índice de inflação e juros semelhantes aos da Segunda Guerra Mundial.

O Brasil já é mais acostumado com isso. Apesar da geração mais nova, quem tem menos de 40 anos não viveu tanto isso, mas quem tem mais idade se lembra da instabilidade inflacionária que a gente tem. Ainda assim, não é o que ninguém deseja, todo mundo procura o retorno ao que era a nossa economia mais tranquila.

Nesse cenário, a gente entende que existe uma crise de liquidez muito grande no varejo e isso vem do consumidor ter perdido poder de compra pela inflação e pela crise em si.

Apesar disso, o Brasil é maior do que a crise e sempre foi. Independente do cenário político, a eleição ainda está muito aberta e pode acontecer de tudo, então a gente espera que o Brasil permaneça sendo o Brasil, acreditamos que o Brasil nunca vai virar uma Venezuela, independente da alternância de poder, pois o Brasil é perene em relação às correntes políticas e por isso acreditamos no gigantismo do Brasil e em uma recuperação no curto espaço.”

Smartphone Redmagic com efeito artistico. Produto exposto na feira Eletrolar show 2022 pela Usina de Vendas Distribuidora Capilarizada

“Para tentar contornar essa crise, basicamente a gente buscou soluções fora do Brasil, principalmente na China. Enquanto aqui a gente continua tendo problemas de abastecimento, senão de todo um portfólio, mas de produtos específicos, uma saída que a gente encontrou foi ir direto na fonte de produção de produtos como TCL, Huawei, ZTE, além de diversificar a linha de produtos.”

Smartphones TCL expostos na feira Eletrolar show 2022 pela Usina de Vendas Distribuidora Capilarizada

 

“A principal mensagem que queremos deixar é que a Usina de Vendas tem uma equipe muito preparada para trabalhar no mercado de telecom, uma equipe capacitada e voltada para a conexão com as pessoas. A gente acredita muito nisso, sendo uma empresa muito relacional, então essa volta pós-pandemia queremos chegar mais junto aos varejistas e nos tornarmos mais presentes nos negócios com eles, fazendo um bom trabalho de distribuição e alinhado aos parceiros mundiais que temos.

Para o consumidor final, isso se reflete em mais ofertas de produtos, mais novidades, mais acesso pelo varejo, dando a eles uma possibilidade de escolha dentro de sua realidade os produtos que ele sempre procurou.”

 

Fonte: Tudocelular